Seguidores

Quem somos?

Este espaço pretende dar a conhecer as actividades que vão sendo realizadas dentro deste clube que integra, desde há longa data, as actividades extra curriculares da Escola Sec. Fr. Rosa Viterbo.
Aqui também podem encontrar (para além do "mundo da bicicleta") temas ligados à Educação Ambiental.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SPEA lança campanha internacional de crowdfunding para conservar o Priolo e a Floresta Laurissilva de São Miguel

A SPEA lançou uma campanha de crowdfunding para permitir a continuidade do programa de conservação do Priolo e da Floresta Laurissilva que, apesar de ter sido considerado internacionalmente como uma iniciativa de referência, está em risco de terminar por falta de financiamento, podendo levar à extinção de uma das mais raras aves do mundo.

Fonte: Natulink



A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançou uma campanha internacional de financiamento coletivo (crowdfunding) para permitir a continuidade do seu projeto de conservação do Priolo (Pyrrhula murina), uma das mais ameaçadas aves do mundo, e da floresta Laurissilva da ilha de São Miguel onde ainda ocorre.
O Priolo é um passeriforme endémico da ilha de São Miguel, sendo a sua distribuição mundial limitada apenas a dois concelhos desta ilha Açoriana: Nordeste e Povoação. Em 1990 existiam somente cerca de 300 indivíduos desta espécie, encontrando-se à beira da extinção. Para evitar o seu desaparecimento, desde 2003 até hoje a SPEA liderou um programa de recuperação do Priolo financiado sobretudo pela Comissão Europeia (programa LIFE) e pelo Governo Regional dos Açores, o qual permitiu que a população do Priolo atinja hoje os 1000 indivíduos, reduzindo o seu risco de extinção, apesar da ameaça ainda persistir.
O Priolo depende da floresta Laurissilva nativa da região, a qual tem vindo a ser invadida por espécies de plantas exóticas que substituem as espécies autóctones e que não lhe proporcionam nem alimento nem abrigo adequados, conduzindo à sua quase extinção. O programa de recuperação liderado pela SPEA tem-se centrado na recuperação da floresta Laurissilva, retirando as plantas invasoras e plantando plantas de espécies autóctones, contribuindo para a recuperação de todo um ecossistema. Estas ações implicaram a criação e manutenção de um viveiro de árvores e arbustos nativas de São Miguel, que são empregues na reflorestação da área, e na criação do Centro Ambiental do Priolo, com funções científicas, didáticas e turísticas, atuando como foco de atração de milhares de visitantes e permitindo a criação e manutenção de mais de 20 postos de trabalho diretos, com importantes implicações positivas para a economia local.  
Devido aos bons resultados conseguidos, o projeto LIFE Priolo tornou-se uma referência internacional de conservação da Natureza, tendo sido eleito pela Comissão Europeia “um dos melhores entre os melhores do programa comunitário LIFE+”.
O lançamento desta campanha da SPEA ocorre num momento em que não existe financiamento garantido para a continuação deste programa e para a manutenção destas ações e equipamentos. Se este financiamento não for conseguido, as medidas de recuperação e manutenção da floresta Laurissilva deixarão de poder ser implementadas, com o previsível declínio e eventual extinção do Priolo, para além das perdas económicas e laborais associadas.
A campanha está alojada na plataforma internacional Indiegogo, integrada na iniciativaNaturfunding de crowdfunding ambiental, que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal Naturlink e a plataforma Indiegogo.


Sem comentários:

Enviar um comentário